futebol
sábado 18 janeiro 2025
17:42 - Francisco Moura está recuperado, Iván Marcano sofre mialgia na coxa - SAPO.PT
O futebolista Francisco Moura recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e foi dado como apto pelo FC Porto, anunciou hoje o clube da I Liga, que viu Iván Marcano sofrer uma mialgia de esforço na coxa direita. Na véspera da visita ao Gil Vicente, no domingo, da 18.ª jornada do campeonato, o lateral esquerdo Francisco Moura treinou sem limitações pela primeira vez desde 23 de dezembro de 2024, quando tinha ficado sob alçada do departamento médico ‘azul e branco', enfrentado uma paragem de quase um mês, que o afastou dos últimos três jogos. Já o defesa central espanhol Iván Marcano fez tratamento na sessão matinal orientada pelo treinador Vítor Bruno, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, exatamente duas semanas depois de ter sido dado como apto pelos ‘dragões', na sequência de mais de um ano de recuperação a uma rotura ligamentar do joelho direito. O lateral direito Martim Fernandes e o médio sérvio Marko Grujić, ambos em tratamento, também desfalcaram os trabalhos do FC Porto, ao passo que o centrocampista argentino Alan Varela evoluiu para regime de treino integrado condicionado. “O Alan Varela e o Francisco Moura vão estar na convocatória e aptos para ir a jogo. O Marcano não vai estar, porque teve durante a semana um pequeno revés, que não vai implicar muito tempo [de paragem], mas obriga-nos a ter algum cuidado. O Marko Grujić e o Martim Fernandes também estão de fora para amanhã [domingo]”, atualizou Vítor Bruno, na conferência de imprensa de projeção à visita ao Gil Vicente, logo após o treino matinal. De regresso à convocatória está o médio espanhol Nico González, terceiro jogador ‘azul e branco' com mais minutos de utilização esta época, que cumpriu suspensão na derrota no terreno do Nacional (0-2), adiada em 03 de janeiro, devido ao forte nevoeiro na Choupana, e reatada nove dias depois. O FC Porto, terceiro colocado, com 40 pontos, a um do Sporting e do Benfica (mais um jogo), visita o Gil Vicente, 11.º, com 19, no domingo, às 20:30, no Estádio Cidade de Barcelos, em jogo da 18.ª jornada da I Liga, sob arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

17:03 - Técnico do Gil Vicente sobre duelo contra FC Porto: “É um adversário ferido que vai fazer tudo para vencer" - SAPO.PT
O treinador do Gil Vicente, Bruno Pinheiro, disse hoje esperar um FC Porto “ferido e a tentar fazer de tudo para voltar vencer”, no duelo de domingo, da 18.ª jornada da I Liga de futebol. “Sabemos bem como estas equipas grandes reagem às derrotas. Não é favorável para nós que o FC Porto venha de um desaire com o Nacional [na última jornada]. Bem pelo contrário, é um adversário que vem ferido e vai tentar fazer de tudo para voltar a vencer”, antecipou o treinador gilista Bruno Pinheiro garantiu, por isso, um Gil Vicente “avisado para o que vai encontrar”, mas prometeu “tentar impedir a vontade de ganhar do FC Porto”, desvalorizando os recentes desaires dos 'dragões'. “Uma das derrotas que tiveram foi contra o Sporting, que pode acontecer, e depois tiveram um jogo menos conseguido frente na Madeira. Mas sabemos como reagem às derrotas. Espero um adversário bem mais fortes fruto desses resultados menos conseguidos”, acrescentou. Em sentido inverso, o Gil Vicente não perde há cinco jogos consecutivos no campeonato [duas vitórias e três empates], e apesar de Bruno Pinheiro desvalorizar essa estatística, apontando que “todos os jogos são diferentes”, quer manter, nesta partida, as propriedades que tem dado sucesso. "Teremos de ser bem humildes, muito focados, e de nos superar. Contra estas equipas os erros pagam-se mais caro, temos de procurar fazer um jogo perfeito, e esperar que o adversário não esteja num dia bom. Certo é que não nos vamos remeter à defesa, tal como não o fizemos no estádio da Luz, frente ao Benfica, ou aqui em casa, com o Sporting”, prometeu Bruno Pinheiro, que quer um Gil Vicente “a ter bola” e que quando for “empurrado para trás pelo adversário tenha a capacidade de reagir, reajustar e reinventar-se”. O técnico dos 'galos' tem a equipa estabilizada a meio da tabela classificativa e prefere não olhar para possíveis cenários de ainda subir algumas posições. “Não olhamos para o que foi feito no passado, nem projetamos o futuro. Sabemos o caminho que temos de fazer e com a consciência que até podíamos estar mais confortáveis [na classificação]. Fugiram-nos alguns pontos, mas isso também aconteceu com os nossos adversários”, analisou. Sobre a possibilidade de estrear neste jogo o único reforço de inverno, o avançado João Marques, emprestado pelo Sporting de Braga, Bruno Pinheiro não se quis alongar, dizendo que o jogador está a passar por um “período de adaptação às novas ideias de jogo”. Para este desafio, os gilistas só não podem contar com o médio Yaya Sithole, que ainda recupera de lesão. O Gil Vicente, 11.º classificado, com 19 pontos, recebe este domingo o FC Porto, terceiro com 40, numa partida agendada para as 20:30, que terá arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

15:43 - Afonso Freitas troca o Nacional pelo Marítimo - ABOLA.PT


14:40 - Tiago Margarido diz que Nacional atravessa um grande momento na temporada - NOTICIASAOMINUTO.COM
O treinador Tiago Margarido considerou hoje que o Nacional vive "um dos grandes momentos" da temporada, na antevisão ao duelo frente ao AVS, da 18ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, no domingo.

10:48 - Defesa Afonso Freitas deixa Nacional para reforçar rival Marítimo - SAPO.PT
O Marítimo assegurou a contratação do defesa Afonso Freitas, que estava sem clube depois de representar o Nacional, da I Liga, durante a primeira parte da temporada, anunciou hoje o emblema da II Liga portuguesa de futebol. "O lateral esquerdo, de 24 anos, que se encontrava livre, fez a sua formação no Vitória SC, teve uma passagem pelas camadas jovens da Juventus, de Itália", informa a formação 'verde-rubra', sem revelar a duração do contrato. Esta época, o futebolista, de 24 anos, somou duas aparições pelos 'alvinegros', sendo apenas uma delas na condição de titular, na derrota frente à União de Leiria (2-1), da II Liga, em partida da Taça de Portugal. Afonso Freitas é o terceiro reforço de 'inverno' do Marítimo, depois da chegada do médio Michel Costa, que vem por empréstimo do Estoril Praia, da I Liga, e do avançado Fabio Blanco, proveniente Vilarreal B, de Espanha.

sexta 17 janeiro 2025
23:09 - Continua na Madeira: depois do Nacional, Afonso Freitas segue para o Marítimo - ZEROZERO.PT
Afonso Freitas, lateral de 24 anos, continua a carreira na Madeira. Depois de rescindir com o Nacional - onde alinhou apenas em duas partidas na presente temporada -, o atleta natural de Guimarães é agora reforço do Marítimo.

22:47 - Oficial: Afonso Freitas deixa Nacional para reforçar rival Marítimo - NOTICIASAOMINUTO.COM
O Marítimo assegurou a contratação do defesa Afonso Freitas, que estava sem clube depois de representar o Nacional, da I Liga, durante a primeira parte da temporada, anunciou hoje o emblema da II Liga portuguesa de futebol.

19:18 - Já são conhecidos os horários da 20.ª jornada da Primeira Liga - SAPO.PT
A Liga Portuguesa de Futebol Professional divulgou os horários da 20.ª jornada da Primeira Liga. O pontapé de saída está marcado para sexta-feira, 31 de janeiro, com a receção do Boavista ao FC Famalicão, embate que está agendado para as 20h15 horas. No sábado haverá mais quatro jogos, já no que diz respeito aos embates de Sporting, Benfica, SC Braga e FC Porto, que contam nessa semana com embates nas competições europeias, ficam para domingo e segunda-feira. Veja todos os horários 31 de janeiro (sexta-feira) Boavista FC – FC Famalicão, 20h15 - SportTV 1 de fevereiro (sábado) Santa Clara – Casa Pia AC, 15h30 - SportTV CD Nacional – FC Arouca, 15h30 - SportTV Gil Vicente FC – Estoril Praia, 18h00 - SportTV Vitória SC – AFS, 20h30 - SportTV 2 de fevereiro (domingo) Sporting CP – SC Farense, 18h00 - SportTV Estrela Amadora – SL Benfica, 20h30 - SportTV 3 de fevereiro (segunda-feira) Moreirense FC – SC Braga, 18h45 - SportTV Rio Ave FC – FC Porto, 20h45 - SportTV

19:18 - Estão definidos os horários da 20.ª jornada da Primeira Liga - SAPO.PT
Definidos os horários da 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic Ronda arranca a 31 de janeiro e prolonga-se até segunda-feira A Liga de Futebol Professional divulgou os horários da 20.ª jornada da Primeira Liga. O pontapé de saída está marcado para sexta-feira, 31 de janeiro, com a receção do Boavista FC ao FC Famalicão, agendada para as 20.15 horas. No sábado haverá quatro jogos, já no que diz respeito aos embates de Sporting, Benfica, SC Braga e FC Porto, que vêm de compromissos nas competições europeias, ficam para domingo e segunda-feira. Veja todos os horários 31 de janeiro (sexta-feira) Boavista FC – FC Famalicão, 20h15 - SportTV 1 de fevereiro (sábado) Santa Clara – Casa Pia AC, 15h30 - SportTV CD Nacional – FC Arouca, 15h30 - SportTV Gil Vicente FC – Estoril Praia, 18h00 - SportTV Vitória SC – AFS, 20h30 - SportTV 2 de fevereiro (domingo) Sporting CP – SC Farense, 18h00 - SportTV Estrela Amadora – SL Benfica, 20h30 - SportTV 3 de fevereiro (segunda-feira) Moreirense FC – SC Braga, 18h45 - SportTV Rio Ave FC – FC Porto, 20h45 - SportTV

16:30 - Prognósticos Nacional Madeira - AVS Futebol SAD - SPORTYTRADER.PT


12:06 - Futebol na TV: Começa a segunda volta da I Liga e há jogo grande para Conceição na Serie A - SAPO.PT
O arranque da segunda volta da I Liga portuguesa 2024/25 marca o fim de semana de futebol na TV, com os nove jogos da ronda 18 a contarem, como é hábito, com transmissão televisiva. os três grandes jogam cada um em seu dia (Benfica já esta sexta-feira, Sporting no sábado e FC Porto no domingo. Lá por fora merece destaque novo embate do AC Milan, de Sérgio Conceição, com a Juventus, agora para a Serie A italiana, depois do triunfo para a Supertaça, na estreia. Em perspetiva está um duelo com o filho, Francisco, se este recuperar da lesão que o apoquenta. Será sábado, às 17h30. No domingo é Ruben Amorim a tentar dar seguimento aos melhores resultados que o Manchester United tem vindo a alcançar nos jogos mais recentes. Desta feita recebe o Brighton, no domingo, a partir das 14h00. Confira os jogos que vão passar na televisão nos próximos dias Sexta-feira, 17 de Janeiro 17h00 Al Taawon - Al Nassr SPORT.TV117h00 Hatayspor - Galatasaray SPORT.TV417h30 Fortuna Düsseldorf - SV Darmstadt 98 DAZN 118h00 Benfica B - Leixões BTV18h00 Montpellier - Monaco SPORT.TV219h30 Frankfurt - Dortmund DAZN 119h45A Gent - Charleroi DAZN 319h45 Roma - Genoa SPORT.TV320h00 Burnley - Sunderland SPORT.TV420h00 Espanyol - Valladolid DAZN 220h05 Lille - Nice SPORT.TV220h15 Benfica - Famalicão BTV20h15 Desp. Chaves - Ac. Viseu SPORT.TV1 Sábado, 18 de Janeiro 11h00 Alverca - FC Porto B SPORT.TV111h00 Sp. Braga B - Vilaverdense CANAL 1112h30 Cardiff City - Swansea City SPORT.TV412h30 Newcastle - AFC Bournemouth DAZN 113h00 Girona - Sevilla DAZN 314h00 Bologna - Monza SPORT.TV114h00 Portimonense - FC Felgueiras SPORT.TV+14h30 Bayern München - VfL Wolfsburg DAZN 414h30 Estugarda - SC Freiburg DAZN 614h30 VfL Bochum - RB Leipzig DAZN 515h00 Amarante - Fafe CANAL 1115h00 Brentford - Liverpool DAZN 115h00 Leicester - Fulham DAZN 215h00 Sporting B - Belenenses SPORTING TV15h15 Leganés - Atlético Madrid DAZN 315h30 Feirense - Torreense SPORT.TV315h30 Santa Clara - Estoril SPORT.TV216h00 Besiktas - Samsunspor SPORT.TV516h00 Lens - PSG SPORT.TV417h00 Juventus - Milan SPORT.TV617h30 Anadia - São João de Ver CANAL 1117h30 Arsenal - Aston Villa DAZN 117h30 Bétis - Alavés DAZN 317h30 Leverkusen - Mönchengladbach DAZN 218h00 Rennes - Stade Brest SPORT.TV218h00 Rio Ave - Sporting SPORT.TV119h00 Espérance Tunis - Sagrada Esperança SPORT.TV519h30 Hamburger SV - FC Koln DAZN 219h30 Sampaio Corrêa-RJ - Botafogo PFC A19h45 Atalanta - Napoli SPORT.TV320h00 Getafe - Barcelona DAZN 120h00 Levante - Granada CF DAZN 420h00 Varzim - Trofense CANAL 1120h05 Lyon - Toulouse SPORT.TV420h30 V. Guimarães - Arouca SPORT.TV221h30 Noroeste-SP - Palmeiras CANAL 11 Domingo, 19 de Janeiro 11h00 Benfica (feminino) - Estoril (feminino) CANAL 1111h00 Vizela - U. Leiria SPORT.TV111h30 Fiorentina - Torino SPORT.TV412h00 Leeds - Sheffield Wed SPORT.TV512h30 Nürnberg - Karlsruher DAZN 513h00 Celta de Vigo - Athletic Bilbao DAZN 213h00 CS Sfaxien - Onze Bravos SPORT.TV213h30 SC Heerenveen - Ajax SPORT.TV614h00 Everton - Tottenham DAZN 414h00 Man Utd - Brighton DAZN 114h00 Nottingham Forest - Southampton DAZN 314h00 Paços Ferreira - Mafra SPORT.TV+14h00 Parma - Venezia SPORT.TV514h00 Saint-Étienne - Nantes SPORT.TV414h30 Union Berlin - Mainz DAZN 515h00 Caldas - Atlético CANAL 1115h00 Sporting (feminino) - Famalicão (feminino) SPORTING Tv15h15 Real Madrid - Las Palmas DAZN 215h30 Moreirense - Farense SPORT.TV115h30 Nacional - AVS SAD SPORT.TV215h30 Tondela - Marítimo SPORT.TV316h00 Adana Demirspor - Fenerbahce SPORT.TV616h15 Angers - Auxerre SPORT.TV416h30 Ipswich Town - Man City DAZN 116h30 Werder Bremen - FC Augsburg DAZN 317h00 Verona - Lazio SPORT.TV517h30 Osasuna - Rayo Vallecano DAZN 218h00 CF Estrela Amadora - Sp. Braga SPORT.TV219h45 Inter - Empoli SPORT.TV319h45 Marseille - Strasbourg SPORT.TV420h00 Almería - SD Huesca DAZN 320h00 Valência - Real Sociedad DAZN 120h30 Gil Vicente - FC Porto SPORT.TV122h00 Boavista-RJ - Vasco PFC A23h30 Ponte Preta - Santos CANAL 11 Segunda-feira, 20 de Janeiro 17h00 Al Ettifaq - Al-Ahli Jeddah SPORT.TV118h00 Oliveirense - Penafiel SPORT.TV+19h30 CD Mirandés - Málaga DAZN 319h45 Como - Udinese SPORT.TV220h00 Chelsea - Wolves DAZN 120h00 Villarreal - Mallorca DAZN 220h15 Boavista - Casa Pia SPORT.TV1

10:19 - Adrián Butzke deixa Nacional e ruma ao Mirandés por empréstimo do Vitória - NOTICIASAOMINUTO.COM
O avançado Adrián Butzke deixou o Nacional, da I Liga portuguesa de futebol, e reforçou o Mirandés, do segundo escalão espanhol, até ao final da época, por empréstimo do Vitória de Guimarães, informou hoje o clube minhoto.

quinta 16 janeiro 2025
17:44 - Balanço da 1.ª volta: Casa Pia e Rio Ave 'cresceram' cinco pontos cada, Vitória SC e Boavista 'emagreceram' oito pontos - SAPO.PT
O Casa Pia e o Rio Ave foram as equipas que mais pontos contabilizaram em relação a igual período da época passada, ao fecharem ambos a primeira volta da I Liga portuguesa de futebol com mais cinco pontos. A formação que alinha em Rio Maior, à espera de poder voltar ao ‘seu' Pina Manique, passou de 19 para 24 pontos, o que lhe permitiu saltar do 10.º para o sétimo lugar, apenas a um ponto do Vitória de Guimarães, sexto. Por seu lado, o Rio Ave, que melhorou com a entrada de Petit para o lugar de Luís Freire, contabiliza 20 pontos, face aos 16 de 2023/24, o que lhe valeu subir do 16.º posto, de acesso ao ‘play-off' de manutenção, para o 10.º. A fechar o pódio dos que mais cresceram pontualmente está o Gil Vicente, que contabiliza mais três (19 contra 16), registo que lhe vale o 11.º posto, em vez do 15.º O quarto lugar é do FC Porto, que, apesar do desaire a fechar no reduto do Nacional, tem agora mais dois pontos (40 contra 38), que valem a vice-liderança. O Estoril Praia, com mais um ponto (18 contra 17), é a outra equipa que soma mais pontos do que em 2023/24. O lote de equipas que perderam pontos é composto por 10, o dobro, e é liderado por Vitória de Guimarães e Boavista, que arrecadaram menos oito pontos cada um, seguidos por Moreirense e Farense, ambos com menos sete. Com derrotas nas duas últimas rondas, o Benfica também passou para um registo negativo, de quatro pontos, sendo que Sporting, Sporting de Braga e Estrela da Amadora perderam todos dois, enquanto o Arouca tem menos um. Entre as equipas que subiram da II Liga, destaque para os 31 pontos do Santa Clara, que segue no quinto lugar, em igualdade pontual com o quarto, o Sporting de Braga. Por seu lado, o Nacional contabiliza 16 pontos e o AVS soma 15. No que respeita à classificação, o Rio Ave foi o que subiu mais lugares, num total de seis, de 16.º para 10.º, enquanto o Farense (oitavo para 17.º) e o Boavista (nono para 18.º e último) foram, destacados, os que mais posições perderam.

15:31 - Balanço da 1.ª volta: A perfeição segundo Ruben Amorim - SAPO.PT
Onze vitórias em 11 jogos foi o pecúlio de Ruben Amorim enquanto treinou o Sporting na edição 2024/25 da I Liga portuguesa de futebol, num arranque perfeito até dizer adeus e rumar ao Manchester United. Neste arranque da quinta época, quarta desde o início, sob o comando do ex-jogador do Benfica, o ‘leão' foi, talvez, o mais impactante pós ‘cinco violinos', desde que, sobre o final da década de 40 do século passado, Peyroteo, Vasques, Travassos, Jesus Correia e Albano ‘arrasaram' nos relvados lusos. Se, inicialmente, a ambição era o ‘bis', a revalidação do título, que para os lados de Alvalade só aconteceu entre 1946/47 e 1948/49 e entre 1950/51 e 1953/54, o ‘onze' de Ruben Amorim parecia destinado a consegui-lo, tal a forma como a ‘máquina' estava ‘oleada', um verdadeiro ‘rolo compressor'. O registo após 11 jornadas diz quase tudo, com 39 golos marcados e apenas cinco sofridos, num conjunto imparável ofensivamente, num ataque liderado pelo ‘todo poderoso' sueco Viktor Gyökeres, e igualmente competente na defesa, capaz, por exemplo de fazer sete ‘clean sheets' consecutivas (terceira à nona rondas). Com os 11 triunfos a abrir a prova, os ‘leões' igualaram o seu recorde histórico, que tinha sido estabelecido em 1990/91, sob o comando do treinador brasileiro Marinho Peres, ainda que com um mais modesto registo goleador (28-4). Nessa época, há 34 anos, os ‘verde e brancos' não foram, porém, testados de início pelos outros ‘grandes', com os quais, aliás, viriam a perder – 0-2 nas Antas, à 14.ª ronda, e 0-2 na receção ao Benfica, à 16.ª -, numa edição que fechariam no terceiro lugar. Desta vez, isso parecia ‘impossível' de acontecer, tal a competência que a equipa mostrava, a forma como ‘passeava' a sua superioridade, e a qualidade que a equipa mostrava, muito acima da dos seus adversários diretos na corrida ao título. O Sporting até entrou para a prova algo ‘incrédulo', cerca de uma semana depois de uma ‘estranha' derrota por 4-3 com o FC Porto, na Supertaça, em Aveiro, onde os ‘leões' chegaram aos 25 minutos a vencer por 3-0 e a ameaçar uma goleada de outros tempos. De forma mais do que surpreendente, e sem se perceber muito bem como, o jogo virou e o troféu perdeu-se, mas os ‘leões' não acusaram o ‘toque' na estreia na I Liga 2024/25, vencendo por 3-1 o Rio Ave, em Alvalade. Se o arranque foi tranquilo, o Sporting começou, depois, a mostrar-se ‘intratável', com goleadas nos redutos do Nacional e do Farense, por 6-1 e 5-0, respetivamente. A formação de Ruben Amorim mostrava uma grande forma e, à quarta jornada, no primeiro grande teste na prova, foi muito melhor do que o FC Porto, em Alvalade, vencendo por 2-0, para ‘vingar' o desaire na Supertaça e instalar-se como líder isolado. Depois, seguiram-se três triunfos pelos mesmos 3-0, em Arouca e, depois de uma estreia bem-sucedida na Liga dos Campeões (2-0 ao Lille), na receção ao AVS e no Estoril, neste último encontro sem golos de Gyökeres, após 10 nos primeiros seis jogos. Em outubro, pouco se jogou na I Liga, mas o Sporting somou mais dois triunfos sem sofrer golos, na receção ao Casa Pia (2-0) e em Famalicão (3-0), entre dois jogos na ‘Champions' (1-1 com o PSV e 2-0 ao Sturm Graz, ambos fora), um na Taça de Portugal (2-1 em Portimão) e outro na Taça da Liga (3-1 ao Nacional). Sobre o final do mês, o neerlandês Erik ten Haag ‘caiu' do cargo de treinador do Manchester United, e, desde a primeira hora, Ruben Amorim foi o nome apontado à sucessão, começando rapidamente a ‘temer-se', para os lados de Alvalade, que fosse para ‘já'. Amorim ficou a prazo, mas os resultados continuaram a ‘fluir', com o Sporting a chegar ao 10.º triunfo na I Liga, em 10 jogos, na receção ao Estrela da Amadora, por claros 5-1, num embate em que Gyökeres ‘brilhou', com um ‘póquer'. No dia desse encontro, em 01 de novembro, Sporting e Manchester United confirmaram a transferência e, após o jogo, Amorim explicou o porquê do adeus imediato, ou quase, pois o acordo foi para ainda ficar mais uns dias a orientar os ‘leões'. O adeus a Alvalade aconteceu na ‘Champions' e não poderia ter sido mais empolgante, com o Sporting a golear o Manchester City por 4-1, com um ‘hat-trick' de Gyökeres, incluindo dois penáltis, depois de os ingleses se adiantarem logo aos quatro minutos. No campeonato, o último jogo foi em 10 de novembro, em Braga, e foi, salvaguardando o poder dos oponentes, ainda mais épico, com os ‘arsenalistas' a chegarem a meio do encontro com dois golos de vantagem, face a um ‘bis' de Ricardo Horta. Amorim mexeu, porém, na equipa e o Sporting acabou por vencer por 4-2, com três golos vindos do banco, de Morita (58 minutos) e Harder (89 e 90+4), e um tento pelo meio do capitão Hjulmand (81), num final verdadeiramente apoteótico. O que seguiu, não estava, certamente, no horizonte nem do mais pessimista dos adeptos ‘leoninos'.

12:49 - Balanço da 1.ª volta: Sete escassos 'sobreviventes' entre os treinadores - SAPO.PT
FC Porto, Santa Clara, Casa Pia, Moreirense, Estoril Praia, Nacional e Boavista são os únicos clubes que continuam, no final da primeira volta da I Liga portuguesa de futebol, com os treinadores com que arrancaram para 2024/25. Mais por culpa do insucesso do que do sucesso, 11 conjuntos já trocaram de técnico, sendo que o Sporting, campeão em título e líder, já vai em três, vítima dos ‘danos coletarais' causados pela saída do neerlandês Ten Haag do Manchester United. Com Ruben Amorim, os ‘leões' igualaram o seu melhor arranque de sempre na prova, com 11 vitórias nas primeiras 11 jornadas, mas, depois tiveram que ceder o técnico ao United e, num ápice, tudo mudou em Alvalade. O presidente Frederico Varandas bem pregou a ‘ilusão' de que João Pereira já estava na ‘incubadora' para 2025/26 e seria um novo Amorim, alguém que estaria dentro de anos num ‘gigante' europeu, mas a realidade foi um ‘choque'. Em quatro míseros jogos, João Pereira conseguiu, com uma vitória, um empate e duas derrotas, ‘destruir' todo o legado de Ruben Amorim, antes de ser, inevitavelmente, despedido, já com o Sporting relegado para o segundo lugar da tabela. A opção recaiu, então, em Rui Borges, o que explica a outra mudança de um técnico pelo que fez de positivo – pelo menos na opinião do Sporting - na primeira volta da I Liga, desta vez a afetar o Vitória de Guimarães. Depois de só vencer dois dos últimos 10 jogos na I Liga pelos minhotos, que ainda assim deixou no sexto lugar, Rui Borges entrou em ‘grande' em Alvalade, com um 1-0 ao Benfica, que devolveu o ‘leão' ao ‘poleiro'. Para preencher o ‘vazio' criado pela saída do agora treinador dos ‘leões', o Vitória contratou Daniel Sousa, que foi o primeiro técnico a ser ‘chicoteado' após o início da prova, resistindo apenas uma ronda à frente do Sporting de Braga, ao qual regressou Carlos Carvalhal. Os ‘arsenalistas' foram os primeiros a mexer com a prova em curso, mas, ainda na pré-temporada, o Gil Vicente despediu Tozé Marreco e contratou Bruno Pinheiro, que arrancou à segunda ronda, após a estreia com o interino Carlos Cunha. Depois de Tozé Marreco e Daniel Sousa, o terceiro a ‘tombar' foi o alemão Roger Schmidt, que após ter conduzido Benfica ao título em 2022/23, teve uma época falhada em 2023/24 e só resistiu quatro rondas em 2024/25. Voltou Bruno Lage. A série de ‘chicotadas' prosseguiu no Farense (José Mota por Tozé Marreco) e Estrela da Amadora (Filipe Martins por José Faria), à sexta ronda, no Arouca (o uruguaio Gonzalo García por Vasco Seabra), à nona, e no Rio Ave (Luís Freire por Petit), à 10.ª. Na mesma 11.ª ronda em que Ruben Amorim se despediu, Vítor Campelos ‘caiu' do AVS, sendo substituído por Daniel Ramos, e na seguinte, a 12.º, foi a vez de Armando Evangelista ser trocado, no Famalicão, por Hugo Oliveira, com Ricardo Silva a fazer, interinamente, a transição. Com tanta mudança, restam sete dos 18 treinadores que começaram, com a curiosidade de seis serem estreantes, com exceção de César Peixoto, de volta ao Moreirense, ao serviço do qual iniciou a carreira na competição, em 2020/21. Entre os ‘sobreviventes' está também Vítor Bruno, que vira para a segunda volta como ‘vice', no seu primeiro ano como treinador principal, depois de sete como adjunto nos portistas de Sérgio Conceição, agora no AC Milan, que comandou os ‘dragões' de 2017/18 a 2023/24. Vítor Bruno, que chegou a ser muito contestado pelos adeptos ‘azuis e brancos', Vasco Matos (Santa Clara), João Pereira (Casa Pia), o escocês Ian Cathro (Estoril Praia), Tiago Margarido (Nacional) e o italiano Cristiano Bacci (Boavista) nunca tinham comandado equipas da I Liga. Quanto a longevidade à frente do mesmo clube, Vasco Matos e Tiago Margarido são os únicos que, há um ano, orientavam os mesmos clubes em que agora se encontram, sendo que, em 2023/24, estavam a disputar a II Liga.

quarta 15 janeiro 2025
16:21 - Football Leaks: Especialista confirma existência de muita informação sobre Benfica - SAPO.PT
O especialista da polícia científica José Bento afirmou hoje em tribunal que o disco externo que analisou no âmbito do caso Football Leaks continha sobretudo informação sobre o Benfica, e foi utilizado por alguém com conhecimentos avançados de informática. “A informação contida mostra interesse em toda a estrutura do Benfica”, afirmou José Bento, explicando que através das informações constantes no disco seria possível “reconstruir do princípio ao fim” o sistema informático do clube, caso este tivesse um problema grave. A primeira testemunha a ser ouvida no âmbito do segundo julgamento de Rui Pinto, o criador do Football Leaks, vai voltar a marcar presença em tribunal em 27 de janeiro, às 14:00, depois de a segunda parte da sessão de hoje ter sido adiada devido à greve dos oficiais de justiça. Durante a manhã, José Bento respondeu a questões colocadas pelo Ministério Público e pelo advogado do Benfica, admitido ter encontrado configuradas no suporte informático “18 contas do domínio slbenfica”, bem como “ficheiros e dados” do blog Mercado Benfica, do qual Rui Pinto nega a autoria, “informações só acessíveis a quem detenha o controlo do mesmo”. Segundo José Bento, a informação contida no disco abrange um período de tempo entre “o final de 2016 e 2019, período”, e contém, entre outros pontos, “credenciais de acesso a serviços e passwords". Apesar de afirmar que algumas informações são relativas a serviços de Estado, José Bento considerou que o grosso da informação “é totalmente direcionada para questões ligadas ao futebol” e “maioritariamente ao Benfica”. Rui Pinto vai responder em julgamento por um total de 241 crimes: 201 de acesso ilegítimo qualificado, 22 de violação de correspondência agravados e 18 de dano informático. Além do Benfica, entre as figuras e instituições visadas encontram-se também outros clubes, Liga, empresas, sociedades de advogados, juízes, procuradores, Autoridade Tributária e Rede Nacional de Segurança Interna. O criador do Football Leaks foi pronunciado para julgamento em março passado, com o Tribunal Central de Instrução Criminal a amnistiá-lo de 134 crimes de violação de correspondência, com base na aplicação da lei da amnistia aprovada em 2023, durante as Jornadas Mundiais da Juventude, uma vez que os crimes que são imputados foram alegadamente praticados antes de ter completado 30 anos. Rui Pinto foi condenado no caso ‘Football Leaks', em setembro de 2023, pelo Juízo Central Criminal de Lisboa, a quatro anos de prisão com pena suspensa, por crimes de extorsão na forma tentada, violação de correspondência agravado e acesso ilegítimo. Em novembro de 2023, foi também condenado a seis meses de prisão em França, com pena suspensa, por aceder ilegalmente a emails do Paris Saint-Germain.

terça 14 janeiro 2025
23:57 - Sub-16 | Portugal começa estágio com vitória convincente sobre País de Gales - ZEROZERO.PT
Nota 20 no primeiro teste da Seleção Nacional Feminina sub-16! As lusas venceram por 3-0 no primeiro de dois testes frente ao País de Gales no estágio que está a ser realizado no Luso. Depois de uma primeira metade sem golos, a turma comandada por Inês Aguiar chegou aos golos nos segundos 45 minutos. Ariana Schafer, Maria Oliveira e Catarina Santiago foram as marcadoras de serviço. A seleção das quinas volta a defrontar as congéneres galesas na próxima quinta-feira, dia 16 de janeiro, novamente no Centro de Estágios do Luso.

18:57 - André Reis candidata-se à liderança da Associação Nacional de Treinadores - SAPO.PT
André Reis apresentou hoje a sua candidatura à presidência da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), numa altura em que ainda não há data para o ato eleitoral, que deverá ocorrer este ano. De acordo com o comunicado divulgado, o candidato justificou a decisão de apresentar a candidatura com o facto de esta associação cumprir hoje o aniversário da sua fundação. A candidatura 'ANTF ao serviço de TODOS os Treinadores' pretende, "ao longo dos próximos meses, apresentar a sua visão para a ANTF, apontando soluções concretas para a resolução dos problemas de todos os treinadores de futebol". Apresentando-se como alternativa à liderança de José Pereira, que lidera a ANTF desde 2013, André Reis defende "que o propósito da ANTF se tem desvirtuado ao longo do tempo, estando a assemelhar-se a uma ordem profissional cuja representação e defesa dos treinadores não está devidamente assegurada". Atualmente a desempenhar funções de treinador-adjunto da seleção de São Tomé e Príncipe, André Reis considera ainda que "casos como os de Ruben Amorim, Moreno e, mais recentemente, João Pereira são prova de um despropósito estatuário da atual Direção da ANTF, que transforma esta associação numa tentativa de ordem profissional que atua enquanto entidade reguladora e fiscalizadora do acesso e do exercício da profissão". André Reis manifesta ainda que a atual direção da ANTF "age contra a sua própria classe profissional, ao invés de agir enquanto associação sindical e de apoiar e lutar pelas condições dos associados para que os mesmos possam aceder a todos os níveis da profissão conforme os seus desejos e ambições". Segundo a nota, o advogado e antigo vice-presidente do Sporting Ricardo Henriques Tomás será o mandatário judicial desta candidatura, sendo que os restantes candidatos aos órgãos sociais serão apresentados ao longo dos próximos meses.

15:17 - Zé Vítor e a vitória diante do FC Porto: "Foi a melhor sensação possível" - SAPO.PT
O defesa Zé Vítor disse hoje que foi uma "sensação maravilhosa" vencer o FC Porto por 2-0, esperando que a equipa dê continuidade ao bom momento de forma na segunda volta da I Liga portuguesa de futebol. "A sensação é a melhor possível. Ganhar diante de uma equipa 'grande', na I Liga portuguesa, mostra o crescimento que temos tido a cada dia e é uma sensação maravilhosa", revelou o defesa, aos jornalistas, após o primeiro treino da semana, no Estádio da Madeira, no Funchal. O futebolista brasileiro, de 23 anos, lembrou que, se o campeonato "acabasse hoje", o Nacional, 14º classificado, em igualdade pontual com o Estrela da Amadora, que é 13º, permaneceria na primeira divisão, lançando o mote para o que falta jogar. "Agora temos que fazer melhor na segunda volta. Creio que pecamos em alguns aspetos e acabamos por perder alguns pontos importantes. Mas agora é focar e ter a consistência, principalmente, do último jogo, frente ao FC Porto", analisou. Contratado no início da temporada ao Tombense, da terceira divisão brasileira, o autor do segundo golo na vitória frente aos 'dragões' confessa que a primeira experiência no futebol europeu tem corrido "até acima" do que esperava, explicando o que tem contribuído para as boas exibições da equipa, sobretudo nos jogos em casa. "Os adeptos ajudam, o nosso campo também, mas acho que é mais trabalho, empenho e dedicação durante toda a semana. Acho que a nossa entrada, quando jogamos em casa, sempre forte, impacta os adversários e já começamos a vencer de início", sublinhou. Para a receção ao AVS, no domingo, em jogo da 18ª jornada da I Liga, Zé Vítor perspetiva um "jogo difícil", acrescentando que será preciso "entrar da mesma maneira" que no jogo com o FC Porto. "O AVS tem vários bons jogadores, é uma equipa bem compacta e esperamos dificuldades. É o nosso campeonato, estamos na luta com eles [pela manutenção], é um adversário direto, mas temos de somar os três pontos e tentar manter a consistência na competição", concluiu. O Nacional disputa a I Liga portuguesa de futebol e, decorridas 17 jornadas, ocupa a 14ª posição, com os mesmos 16 pontos do Estrela da Amadora, que é 13ª. Os insulares voltam a jogar frente ao AVS, que também luta pela permanência e está na 15º posição, com 15 pontos, tantos como o Arouca, 16º e antepenúltimo classificado, em jogo da 18ª jornada da I Liga, no domingo, às 15:30, no Estádio da Madeira.

11:51 - Luís Freire é o treinador que se segue no Vitória SC - ZEROZERO.PT
Depois de Rui Borges e Daniel Sousa, segue-se Luís Freire em Guimarães. Sem clube desde que deixou o Rio Ave, no passado mês de novembro, o treinador prepara-se para regressar ao ativo pelas portas do Vitória SC. A notícia foi avançada pela imprensa nacional e entretanto confirmada pelo zerozero: aos 39 anos, o técnico está a ultimar os detalhes do contrato com o conjunto vitoriano e vai assim ter a sua terceira experiência na 1ª Liga- para além do Rio Ave, já orientou o Nacional neste escalão.  










Tsypun destaca
"Não me considero herói", afirmou o guarda-redes Kryrylo Tsypun após contribuir para a passagem da Ucrânia aos quartos-de-final; a anfitriã Bélgica saiu com "orgulho".
Fiorentina volta a perder, Milan empata
A Fiorentina perdeu pela primeira vez em sete jornadas ao ser batida por 1-0 pelo Cagliari, num dia em que o Milan não foi além de um empate 1-1 em casa frente ao Torino.
Gil trava Benfica, Marítimo bate Porto
O Benfica empatou 1-1 no terreno do Gil Vicente num jogo em que Óscar Cardozo falhou uma grande penalidade nos descontos, enquanto o Porto perdeu fora com o Marítimo.
Rússia e Portugal reflectem sobre empate
Eder Lima marcou um excelente golo e valeu à Rússia um empate 4-4 e o primeiro lugar no Grupo B, mas ficou frustrado por a sua equipa ter sofrido quatro golos. Jorge Braz elogiou Portugal.



Portugal empata e termina em segundo
Portugal 4-4 Rússia
Uma emocionante igualdade a quatro bolas viu os russos terminarem no primeiro lugar do Grupo B e Portugal no segundo.
Mónaco perde força com empate em Lorient
O Mónaco ficou a cinco pontos do líder Paris Saint-Germain na luta pelo título e precisou de um golo apontado perto do fim para sair do terreno do Lorient com um empate 2-2.
Stoke surpreende Manchester United
Charlie Adam marcou os dois golos com que o Stoke infligiu ao Manchester United a terceira derrota na Premier League, num dia em que o Sunderland venceu o Newcastle por 3-0.


PARCEIROS : casa em portugal  | foot  | Mercato  |
Contacto     | © Copyright of DirectoFutebol.com